30 junho 2010

DROGAS: Liberar ou não?

A sociedade se pergunta: devemos liberar ou não as drogas? Parte desta sociedade é a favor, outros contra, como de costume.
Pois bem, boa parte das pessoas dizem que o uso de drogas não é nada criminoso, já que o usuário afeta só ao seu organismo, ou seja, "é só da conta dele". O governo pensa absolutamente o contrário, diz que, sob a influência das drogas, o usuário não tem o controle sobre si mesmo, pois esta sob alguma alucinação. Ou seja, ele pode até ferir os que estão a sua volta.
O vício de certa forma deve ser considerado uma doença. O governo acredita que deve aprisionar usuários, pois esses são os ditos financiadores do crime. Uma parte da sociedade acredita que a violência seria apenas conseqüência da maneira que o governo age, já que se as drogas fossem liberadas não haveria traficantes, sendo assim a violência iria diminuir.
Mas vendo por outro lado, com os impostos que nosso país cobra, os usuários de drogas não iram querer pagar bem mais caro, então irão recorrer a quem tem o mesmo produto com um preço bem mais accessível, já que grande parte dos usuários  pertencem às classes média e baixa.
É o mesmo caso da “pirataria” de CDs e DVDs, com os preços elevados devido a impostos altíssimos, grande parte da população brasileira prefere comprar esses produtos “piratas”, pois em média fazem o mesmo efeito e custam bem menos que a metade do preço.  Até nosso presidente aderiu à pirataria, acho que todos lembram quando nosso excelentíssimo presidente foi flagrado assistindo a o filme “Dois Filhos de Francisco”, filme que na época ainda não tinha sido lançado nos cinemas.
Com tudo o que foi dito não quero convencer ninguém de o que devem achar da liberação das drogas, apenas mostro os dois lados da moeda tirados de pensamentos próprios. Se você acredita que as drogas devem ser liberadas lute por isso, caso não, lute por isso também.
Por Alex Onesse
Creative Commons License

Um comentário: