08 junho 2010

A Origem das Festas Juninas no Brasil e Suas Influências

“No mês de junho ocorrem as festas juninas, é São João. Nunca nos perguntamos de onde veio e quais as influências desse marco cultural de nossa região, que tem sua ocorrência datada desde o Egito Antigo.”
_____________________________________________________
Durante todo o mês de junho, nos deparamos com festas que homenageiam São João, Santo Antônio e São Pedro, em especial, São João, já que os festivos recebem o nome de “Festas Joaninas” – mais tarde modificada para Festas Juninas – destacando o mesmo entre os demais.
O nome ao qual recebem esse período teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus que cultuavam o cristianismo, por volta do século IV, e chegou ao Brasil sofrendo a modificação para “Festas Juninas”, trazidas pelos portugueses colonizadores e, mais tarde, sendo incorporada aos costumes indígenas e negros.
Entretanto, elas são datadas desde o remoto Egito Antigo, através das manifestações culturais de agradecimento aos deuses da fertilidade e do sol, marcando o período das cheias do rio Nilo. Essas manifestações se expandiram com o domínio do Império Romano sob os egípcios chegando, principalmente, à Espanha e Portugal que, por sua vez, com a consolidação do cristianismo como religião oficial do Ocidente, modificou a festa para homenagear São João Batista, que foi quem batizou Jesus Cristo.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco; e nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Contudo, não são só os brasileiros que acrescem influências culturais nessa festa, pois os passos e marcações da quadrilha (inspirados na dança da nobreza européia) foram acrescidos pelos franceses, enquanto os fogos de artifícios, foram trazidos pelos chineses.
A fogueira, por sua vez, transcreve a principal idéia das comemorações juninas, sendo o símbolo das comemorações juninas porque tem seu suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria onde, para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e ter auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

            No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró como, por exemplo, o São João da cidade de Assú/RN, que reúnem toda a população da cidade e demais regiões do estado para comemorar o período com bandas de grande porte trazendo diversão a noite toda.
Por: Gleice Kelly e Leibson
Creative Commons License

Nenhum comentário:

Postar um comentário