08 junho 2010

V Semana de Humanidades: “Interface dos Saberes, Formação Docente e Diversidade Cultural”

"Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) do Campus Ipanguaçu participaram nesta quinta-feira (27 de maio), em Guarabira, da V Semana de Humanidades promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)."
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Estudantes do Campus Ipanguaçu e o professor Carlos Negreiro na V Semana de Humanidades, no Campus Guarabira da UEPB.
De 24 a 28 de maio ocorreu no Centro de Humanidades Osmar de Aquino (Campus III da UEPB), a V Semana de Humanidades, com tema “Interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural”. Dezenove dos aproximadamente 1200 trabalhos inscritos tinham a participação de alunos do Campus Ipanguaçu que participam do Projeto de Pesquisa “Literatura e Identidade: Territorialidades e Subjetividades na Ficção Contemporânea”, coordenado pelo Prof. Ms. Carlos Alberto de Negreiro.
Os trabalhos apresentados atuavam no campo da literatura de expressão africana e brasileira em língua portuguesa. O estudo do tema “África” foi desenvolvido, realizado e apresentado com base nas obras de grandes nomes do universo literário, tais como Mia Couto, Ondjaki, José Saramago, Abdulai Sila, Paulo Lins e Ferréz.
O objetivo da realização do evento foi reunir estudantes, professores e pesquisadores das diferentes áreas das Ciências Humanas, bem como a sociedade em geral, para que pudessem discutir, debater e refletir sobre a temática do evento, contribuindo com a dinâmica da transformação da sociedade e respeito à diversidade cultural.
O desenrolar da V Semana de Humanidades se deu através de mesas-redondas cujos temas foram: “Cultura Popular, Políticas Públicas e Educação: Juventude em Questão”, “La Implantación de La Enseñanza del Español en Brasil”, “Direitos Humanos e Educação”, e ainda, “Educação, Religião e Holismo: refletindo o pensar, sentir e agir na produção docente”, “A História da Paraíba contada pelos Potiguaras” e “Geotecnologias e Educação”.
Além das mesas redondas, também ocorreram apresentações culturais, mostra de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas, grupos de trabalho, mostras de artes e lançamentos de livros.
A seguir são citados os alunos do Campus Ipanguaçu e seus respectivos trabalhos apresentados:
  1. Adria Raiane Souza Silva e Mariana Macêdo de Souza - MAR ME QUER, BEM ME QUER: ENTREMEIOS E FEIXE  DE METÁFORAS NO POÉTICO DE MIA COUTO;
  2. Ana Caroline Pessoal Lopes - LANÇAR-SE AO MAR SEM SAIR DO LUGAR: UMA LEITURA DE O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA;
  3. André Magri Ribeiro de Melo - UMA FARMÁCIA DE ÁFRICA: PRECONCEITO, OPRESSÃO E RESISTÊNCIA EM “VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO”, DE MIA COUTO;
  4. Camila Avelino de Macedo e Arthur Antonio Zuza Alves - NAS MALHAS DO TEMPO: ELO ENTRE FANTASIA E REALIDADE EM “MAR ME QUER”;
  5. Dayse Cristina de Moura Galdino - TEIA DE SONHOS: DIALETO MÍSTICO DE LINGUAGEM NA LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA EM “MAR ME QUER, BEM ME QUER...”;
  6. Everton de Souza Frutuoso - INOCÊNCIA E SABEDORIA EM “BOM DIA CAMARADAS” DE ONDJAKI;
  7. Ilana Souza Pinto; Idaysa Fernanda Araújo Ribeiro do Nascimento e Hanna Nóbrega de Almeida - OS OLHOS DA CULTURA: ANCESTRALIDADE AFRICANA EM “MAR ME QUER”;
  8. Ítalo Gustavo Nogueira de Lemos - (DES) MERECIDOS MISTÉRIOS: RELAÇÃO ENTRE MORTE E VIDA EM RIO DOS BONS SINAIS;
  9. Flávia Rayssa Fernandes Rocha e Corina Luiza de Araújo Batista - CIDADE-TODOS, CIDADE-NINGUÉM: UMA LEITURA DE “CIDADE DE DEUS”, DE PAULO LINS;
  10. Jailma Lopes Dutra Serafim - O SER, A RAZÃO E O NADA EM UMA TRAVESSIA DO TEMPO EM “MAR ME QUER” COM MIA COUTO;
  11. Jessyka Kelly da Silva Oliveira - OS NÒS D’ÁGUA: UMA CONTROVÉRSIA DO TEMPO EM MAR ME QUER;
  12. José Orlando de Lima Souza - A INDESEJADA DAS GENTES: A REPRESENTAÇÃO DA MORTE EM RIO DOS BONS SINAIS, DE NELSON SAÚTE;
  13. Laise Carla da Costa Felisberto - A VISÃO DO AMOR E DO TEMPO: TRAÇAS DOS MISTÉRIOS DA VIDA EM “MAR ME QUER”;
  14. Layze Ingrid Frutuoso da Silva - A ESTÓRIA DE UM MENINO À PROCURA...: UMA LEITURA DE BOM DIA CAMARADAS;
  15. Luma Virgínia de Souza Medeiros - “UMA PONTE ENTRE DOIS NADAS”: O PARADOXO COMO LIMIAR EM (RE)CONTOS DE MIA COUTO;
  16. Maria Deluana da Cunha - O “MUNDO DO PRETO VERSUS O MUNDO DO BRANCO”: A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO/AFRICANO NO LIVRO “A ÚLTIMA TRAGÉDIA” DE ABDULAI SILA;
  17. Maria Luciana da Cunha e Ana Isadora Martins Assunção - A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DE UM PAÍS OUVIDA PELA VOZ DE UMA CRIANÇA: OLHAR COM “OUTROS OLHOS” EM BOM DIA CAMARADAS ;
  18. Mariana Macêdo de Souza e Maralice Eugênia Rocha Nunes Silva - CONTOS E SOCOS: EXPERIÊNCIA E NARRATIVA EM NINGUÉM É INOCENTE EM SÃO PAULO, DE FERRÉZ;
  19. Nayara Priscila Xavier - A (RE)CRIAÇÃO DE UM (A)MAR: “BEM ME QUER/ MAR ME QUER”.
A participação de alunos do Campus Ipanguaçu é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento científico de ambos e para a divulgação dos padrões de aprendizagem desenvolvidos nessa instituição de ensino.

Por Corina Luiza e José Orlando 

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Um comentário:

  1. Pense em uma viagem mara!!! ameiii d+!!! O Nucleo de Pesquisa está de parabens...

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