“Na terça-feira, 8 de junho, foi mais uma etapa das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em sua sexta edição,com o objetivo de incentivar ainda mais o desempenho acadêmico dos estudantes públicos, promete aumentar ainda mais seus índices de participação e desempenho.”
A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é um incentivo e estímulo aos alunos e professores no aprendizado e ensino da matemática. Atualmente a OBMEP já pode ser considerada a maior olimpíada de matemática do mundo. Os participantes são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade:
§ Nível 1: 5° e 6° série;
§ Nível 2: 7° ou 8° série e
§ Nível 3 : Qualquer série do Ensino Médio.
Na opinião dos organizadores, o conhecimento matemático é uma ferramenta poderosa para a formação da cidadania e do progresso científico do País.
A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com a participação dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC) e do CNPq.
A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com a participação dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC) e do CNPq.
Em 2009, a OBMEP teve a participação de 43.854 escolas com mais de 19 milhões de alunos inscritos em 99,10% dos municípios; números que motivam os organizadores a continuar juntos com as escolas no esforço de aprimorar o ensino público brasileiro.
A OBMEP premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Dentre os prêmios, está o oferecimento, por um ano, de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) para os medalhistas que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC). Desde 2009 os universitários medalhistas do certame têm à sua disposição bolsa de Iniciação Científica, seguida de Bolsa de Mestrado, para desenvolver estudos em Programas de Pós-Graduação em Matemática.
As provas da primeira fase serão no dia 8 de junho e os classificados para a 2ª fase serão anunciados em 10 de agosto. As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 11 de setembro e no dia 26 de novembro será divulgada a lista dos premiados.
As inscrições dos alunos são feitas pela escola pelo site: www.obmep.org.br. A escola deverá possuir código de 8 itens fornecido pelo MEC/INEP. Se a escola não possuir o código, poderá obtê-lo pelo: site “Data escola Brasil” do INEP ou pelo telefone: 0800-616161.
A Olimpíada também disponibiliza em seu site (http://www.obmep.org.br/) material didático para alunos e professores. Em breve as escolas inscritas receberão o Banco de Questões 2010 – caderno com problemas interessantes e suas soluções.
E também poderá estudar por provas antigas, estão disponibilizadas nesses links:
Prova e resolução OBMEP 2009:
Prova e resolução OBMEP 2008:
Prova e resolução OBMEP 2007:
Prova e resolução OBMEP 2006:
Prova e resolução OBMEP 2005:
Por Johnata Cavalcante e Flávia Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário